quarta-feira, 9 de março de 2011

Comandante Guevara

Durante o feriadão de carnaval, me ocupei de assistir alguns filmes que algum tempo ensaiava assistir. Diários de motocicleta, Che o argentino e Che 2 A guerrilha são filmes que recomendo.
Claro são filmes comerciais e por muitas vezes idealizam o herói Che. Em Diários de motocicleta Guevara ainda jovem sai em viagem com seu amigo Granado pela américa latina. Em mais de 12 mil quilômetros (muito poucos percorridos de moto) Che sofre com as cenas de miséria que encontra ao decorrer de sua viagem e um entendimento de "classe" germina. Já em Che o argentino, conta a história do Ernesto Guevara revolucionário na rebelde Cuba. Em momentos de glórias onde Che conhece Fidel e juntos das massas fazem a revolução cubana. Mas Guevara tinha um sonho de uma América única e socialista. Em 1966 ele deixa Cuba em direção a Bolívia, para continuar a luta para um mundo mais justo. Mas parece que faltou um pouco de senso de proporção, Che tentou enfrentar uma luta muito maior do que a conjuntura permitiria. E infelizmente Che é assassinado pelas forças opressoras militares bolívianas com apoio dos EUA. Essa história é contada em Che 2 a guerrilha.
Para muitos herói. Para outros traído pelo próprio Fidel. Dificilmente algum dia saberemos toda a verdade sobre a história do doutor Ernesto Guevara, mas fica a certeza de um camarada revolucionário que assim como Lênin e Trotsky foram para a luta armada. A luta da classe trabalhadora e oprimida por um mundo melhor.

Viva o Che!
Viva os Revolucionários!
Viva o Socialismo!

0 comentários:

Postar um comentário