quinta-feira, 17 de março de 2011

Welcome Mr. President Obama


Estamos prestes a assistir uma aberração nos próximos dias. Estará presente na praça da cinelãndia no Rio de Janeiro o presidente do EUA Barack Obama. Entendo ser contraditório estar presente em um local que foi símbolo de uma da maiores lutas dos trabalhadores brasileiros, o presidente de um país que é o maior explorador dos trabalhadores mundiais. Mas piora. A imprensa chegou a citar que com essa visita de Obama, o PT enterra de vez seus "ranços ideológicos"
Então um pouco de história.
Em junho de 1968 a Cinelândia viu a “passeata dos cem mil”, como foi chamado o histórico protesto pelo fim da ditadura militar. A manifestação foi desencadeada após a morte do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, em março daquele ano, no restaurante Calabouço, durante um confronto com a Polícia Militar.
Pela campanha Diretas Já, pelo voto direto, a Cinelândia viu aproximadamente 200 mil pessoas se unirem em 21 de março de 1984. Dias depois, cerca de 1 milhão de brasileiros se reuniram na Cinelândia em marcha para a igreja da Candelária, na avenida Presidente Vargas, na maior manifestação de rua da história do Brasil até a época.
Seria importante o PT lembrar suas origens. Combatendo ditaduras. Ditaduras muitas vezes instaladas com o apoio Americano, inclusive a que à época estava instalada no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário